Curitiba, Paraná, Brasil
+55 (41) 98836-8827
novacriatura@novacriatura.org

Software Livre x Pirataria

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2Co5:17

A alguns anos recebi um oferta especial, um notebook novinho, foi comprado especialmente para mim, e me tocou porque já a algum tempo eu estava sonhando com aquilo (como to sonhando com o Macbook agora rsrsrrs), confissões a parte a benção veio completa, com Windows Vista Original e Microsoft Oficce Original.

Logo que recebi ja saí instalando tudo o que precisava, e o mais legal podia atualizar meu windows sem medo, mas, precisei de alguns programas específicos para vídeo e gráficos, que infelizmente não estavam no notebook e eram caros demais para serem comprados, como ja algum tempo havia tido uma experiência tremenda com o Espirito Santo, decidi que não colocaria software pirata no meu notebook, então como fazer, comecei a pesquisar e cheguei até o Linux, software livre.

Depois de tantos anos esperando para ter um pacote microsoft original, agora eu tinha que decidir entre obedecer a Deus e ter aquilo que pensava ser bom pra mim. Sem titubear removi o Vista do meu notebook e instalei o Linux, mais específicamente o Linux Ubuntu 9.10, fiquei supreso ao descobrirque haviam pacotes de software livre para todas as areas, inclusive vídeo e gráficos.

É claro que os softwares são limitados e como menos opções que seus similares “burgueses”, mas, levando em conta que a maioria das opções e plugins oferecidos pelos programas para windows não são usados, fiquei satisfeito com o resultado e me tornei usuário e defensor do software livre desde então.

A pergunta é , vale a pena entristecer o Espírito Santo (Efésios 4:30), roubando licensas de uso via cracks e manhas ensinadas na internet, só para ter programas bonitinhos ou por preguiça de aprender a trabalhar com uma nova plataforma ?

Para mim a resposta foi : NÃO.

Aprendi e me adaptei ao Linux e logo implantei em todas os computadores da casa, minha esposa e filho usam sem maiores problemas, isso que ela não conseguia usar nem windows direito, e meu filho esta atualmente com 6 anos.

Veja o que diz a Winkpédia sobre o assunto :
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A pirataria de software refere-se a práticas que envolvem cópias de software não autorizadas. Muitos países têm leis de combate à pirataria, mas a aplicação dessas leis pode variar. O estudo global sobre pirataria de 2002 da Business Software Alliance relata que dois entre cada cinco aplicativos de software de empresas em uso, no mundo todo, não têm licença ou são roubados. Em alguns países ou regiões, até nove de cada dez aplicativos de software de empresas em uso não têm licença ou são roubados. Quando um consumidor decide usar uma cópia não autorizada de um programa de software, ele perde seu direito ao suporte, à documentação, às garantias e às atualizações periódicas fornecidas pelo fabricante do software. Além disso, software pirata pode conter vírus com potencial para danificar o disco rígido do cliente e o seu conteúdo. Finalmente, se o software for copiado ilegalmente na empresa, o próprio cliente e a empresa em que ele trabalha estarão se expondo a risco legal por piratear um programa protegido por leis de direitos autorais.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirataria_de_software

Agora veja o que o nosso “manual do fabricante” diz :

Jeremias 22:13

Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho.

É claro, Deus não aprova a pirataria, porque claramente quando você usa um software com licensa falsa você esta usurpando os direitos de quem criou o software e depende da renda para sustentar sua família, seja uma mega empresa ou um pequeno trabalhador.

Amado, fazer de conta que não sabe o significado exato da pirataria não te exime de culpa. A verdade é a verdade, mesmo que você pense diferente dela. Fato de você não crer que é verdade não muda nada, a verdade  sempre será a verdade, e a verdade é que pirataria além de crime é pecado, pense nisso.

2 Pedro 2:14-22

Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça; Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.